A vila de Cercal do Alentejo situa-se no Litoral Alentejano, no Distrito de Setúbal, insere-se no Concelho e Comarca de Santiago do Cacém e pertence à Diocese de Beja. Localiza-se a 26 km de Sines, a 14 km de Vila Nova de Milfontes, a 27 km de Odemira, a 28 km da sede de Concelho, Santiago do Cacém, e a 150 km de Setúbal, com 136,40 km² de área, 3 362 habitantes (2011) e uma densidade populacional é 24,6 hab/km².
Foi sede de concelho entre 1836 e 1855. Era constituída pelas freguesias de Cercal, Colos e Vila Nova de Milfontes. Tinha, em 1849, 3 255 habitantes.
Foi elevada a vila em 20 de Junho de 1991, tendo a sua designação sido alterada de Cercal para Cercal do Alentejo.
Estando situada a menos de 15 quilómetros das praias do Litoral Alentejano, possui um clima temperado, o que lhe permite ter uma das mais diversificadas faunas e floras de todo o Sudoeste Alentejano.
Compõem a Freguesia os lugares de Sonega, Tarro, Vale Manhãs, Fontainhas, Tanganheira, Casa Velha, Burdo, Pouca Farinha, Silveiras, Charnequinhas, Casas Novas, Aldeia do Cano, Catifarras, Espadanal, Chaparral, Geralda, Mandorelha, Retiro do Pontão, Teimosas, Fonte Santa, Matinha, Portela do Salgadinho, Barragem de Campilhas.
Confronta com as freguesias de União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, União de Freguesias de S.Domingos e Vale de Água (Concelho de Santiago do Cacém), Porto Côvo e Sines (Concelho de Sines), Colos, União de Freguesias de Vale Santiago e Bicos, S. Luis e Colos (Concelho de Odemira).